Dos equipamentos
mais antigos usados para ligar a Cidade Baixa à Cidade Alta de Salvador, os
três planos inclinados da capital baiana – Gonçalves, Pilar e Liberdade-Calçada
– são mais do que pontos turísticos para quem chega à cidade. Eles são, assim
como o Elevador Lacerda, meios de transporte que ajudam aos soteropolitanos a encurtar a distância entre a parte alta e baixa da capital
baiana, evitando as tão famosas ladeiras do Centro Histórico.
* PLANO GONÇALVES
Inaugurado em 1874, ainda com vagões movidos a vapor, o hoje Plano Inclinado
Gonçalves deveria ligar o Pelourinho ao Comércio em uma viagem de 3 minutos.
Mas está parado há 2 anos e 2 meses, o que obriga moradores e
trabalhadores a fazerem o trajeto, muitas vezes, a pé.
* LIBERDADE-CALÇADA
O Plano Inclinado Liberdade-Calçada foi inaugurado em 1981,
mas parou de funcionar há 1 ano e 3 meses. Liga o bairro da Liberdade, na Praça Nelson Mandela, à Calçada, cuja duração da viagem dura aproximadamente 2 minutos e 30 segundos, tendo a capacidade de 35 pessoas por cabine. E
Está completamente abandonado, e assim acabou virando um abrigo para usuários que ocuparam as cabines e também praticam assaltos
Dos três planos inclinados de Salvador, o do Pilar é o único em funcionamento.
Ele terminou de ser construído em 1897 e foi restaurado em 29 de março de 2006.
De lá para cá, deixou de funcionar algumas vezes por problemas técnicos. Hoje ele opera de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h. Com uma tarifa de apenas R$ 0,15, ligando as regiões do Comércio e do Santo Antônio Além do Carmo, numa viagem de duração de 1 minuto e 30 segundos.
Esses meios de transporte seriam uma boa solução para descidas tão ingrimes da nossa cidade de Salvador, os quais poderiam facilitar a vida de muitas pessoas, mas por tantos problemas de funcionamento e insegurança, é preferível recorrer a outros meios de transporte, tais como ônibus, carros particular, ou até mesmo a pé.
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