quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Tipos de Transportes públicos e urbanos oferecidos na cidade de Salvador: Trem




O trem do Subúrbio de Salvador é administrado pela empresa estatal Companhia de Transportes de Salvador (CTS), que também é encarregada do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. É composto por uma única linha, que liga a Cidade Baixa ao Subúrbio Ferroviário de Salvador. O trajeto de 13,5 km entre os terminais em Calçada e Paripe percorre por dez estações, sendo essas: Paripe, Coutos, Periperi, Praia Grande, Escada, Itacaranha, Plataforma, Lobato, Santa Luzia e Calçada.
A demanda em 2013 aumentou significativamente, dos 9,3 mil passageiros diários do início do ano para 19 mil, em setembro, após obras na Baixa do Fiscal e a cratera aberta na BR-324, que dificultaram o transporte rodoviário (ônibus e carros). Respirar é missão árdua. Se mexer é quase impossível. O contorcionismo é uma habilidade fundamental para os usuários dos trens do Subúrbio. Se mover dentro dos vagões de forma voluntária é quase impossível. Os corpos ficam bem próximos, colados, a música alta (oriunda de celulares) incomoda, gente grita para o maquinista adiantar a viagem, o calor sufoca. Enfim, um inferno sobre trilhos.
A segurança é precária, a superlotação é tanta que os vagões circulam de portas abertas. Mas não há fiscais nem monitores de acessos nas estações. A cada parada, a gritaria fica mais intensa e os vagões mais cheios.

Projeto para melhoria: O secretário Rui Costa pontuou a necessidade de transformar o trem do Subúrbio em metropolitano, ligando Salvador aos municípios de Candeias, Camaçari, Dias D’Ávila e Simões Filho. “O objetivo é criar alternativas de mobilidade que permitam aos moradores de bairros populosos de Salvador o acesso a oportunidades de trabalho nos polos desenvolvidos de municípios da RMS, como o polo Petroquímico de Camaçari”, explicou Rui Costa.



Solução para melhoria:
Implantar um  novo e eficiente sistema eletrônico de controle de operação e sinalização para tornar mais eficiente a segurança operacional, resultando no aumento da velocidade dos trens e diminuindo o intervalo entre os mesmos. A criação de um sistema alimentador de ônibus para ligar as estações ao longo da ferrovia com os bairros do entorno para dar maior fluidez e mais flexibilidade ao sistema, diminuindo inclusive a circulação de ônibus na Av. Suburbana aliado a isso para garantir e melhorar mais ainda a acessibilidade da população local ao trem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário