quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Tipos de Transportes públicos e urbanos oferecidos na cidade de Salvador: Elevador Lacerda


Principais Características:

- O Elevador Lacerda está localizado em Salvador, capital do estado da Bahia. Ele liga a Cidade Alta a Cidade Baixa de Salvador. Portanto, sua utilidade é destinada ao transporte de pessoas.

- A torre do elevador possui 72 metros de altura. 


- Foi projetado pelo engenheiro Augusto Frederico de Lacerda. 


- Sua arquitetura segue o estilo artístico art déco. 

- Sua construção teve inicio no ano de 1869, sendo inaugurado em 1873. 

- Somente em 1906 os elevadores começaram a funcionar com eletricidade, pois antes eles funcionavam a base de sistema hidráulico.


- O primeiro nome foi Elevador Hidráulico da Conceição da Praia, sendo que passou a ser chamado de Elevador Lacerda somente em 1896.

- Durante sua história passou por quatro grandes e importantes reformas: 1906 (instalação da parte elétrica), 1930 (construção de uma nova torre e instalação de mais dois elevadores), 1980 (manutenção da estrutura de concreto) e 1997 (manutenção nas instalações elétricas).

- Em 7 de dezembro de 1996, o Elevador Lacerda foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
- Do alto do Elevador Lacerda tem-se uma bela vista da Baía de Todos os Santos,do Mercado Modelo e de grande parte da cidade de Salvador.

- O elevador transporta, em média, 27 mil pessoas por dia. O percurso é feito em 30 segundos. 

- Ele é um dos cartões postais da cidade de Salvador e um dos pontos turísticos mais visitados da Bahia.
                                 
Visita ao Elevador.
Apenas uma cabine do Elevador Lacerda está em funcionamento na manhã desta terça-feira (12), em Salvador. De acordo com informações da Transalvador, seis ônibus gratuitos estão operando para fazer o transporte entre as cidades alta e baixa. Ainda segundo o órgão, não há previsão para restabelecer a cabine 2 do equipamento.

Interrupção: O Elevador Lacerda interrompeu as operações duas horas mais cedo na segunda-feira (11), de acordo com a Transalvador.
Quatro ônibus gratuitos foram disponibilizados até as 23h para fazer o transporte entre as cidades alta e baixa, na segunda-feira. As operações pelo equipamento ocorreram até as 20h. A medida foi tomada para realização da manutenção na cabine 2, que ainda não teve o funcionamento restabelecido.
Segundo informações da Transalvador, das quatro cabines do elevador, três passam pela manutenção e a quarta já estava sem funcionar há algum tempo. A interrupção do transporte causou longas filas.
O órgão que administra o elevador informou que cinco veículos de transporte coletivo foram disponibilizados para levar os passageiros entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa.
Segundo a Transalvador, uma das cabines voltou a funcionar por volta das 16h20min desta segunda.
Ainda de acordo com informações do órgão, o Elevador Lacerda transporta 16 mil pessoas, aproximadamente, de segunda a sexta-feira. No sábado, o número médio de usuários é de 10 mil, caindo para 5 mil aos domingos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário